segunda-feira, 30 de abril de 2012

Centro de Saúde 'Dr. Joaquim Maciel Didier' é inaugurado


Na noite desta sexta-feira (27) ocorreu a cerimônia de reinauguração do Centro de Saúde “Dr. Joaquim Maciel Didier”, o postinho do Largo do Rosário.
A população foi prestigiar o evento que contou com a presença do Prefeito Dito Cunha e seu Vice Zé Eduardo, do Presidente da Câmara de Vereadores Antony Barouch, do médico e ex-prefeito Dr. Akira Yamaguchi, da Secretária Municipal de Saúde Vanessa Gonçalves, do Secretário de Planejamento José Ibrahim Nogueira, os vereadores Walter Duarte, Douglas Borges, Cleuza Romualdo, Marcinho dos Carneiros, Hildo Dinark e Carlos César Ferreira.
A família do médico e ex-prefeito Dr. Joaquim Maciel Didier, que dá nome ao centro de saúde, esteve presente através de vários representantes como o seu filho Fausto Meireles Didier e sua filha Maria Isabel Didier Machado, e sua neta a médica veterinária Olívia Didier Machado Mendes.
Também estiveram presentes vários secretários de governo como a Secretária de Educação Marli de Souza Oraboni, Secretário de Assistência Social Ellerson Pelegrini, a Diretora do Departamento Municipal de Cultura Elizabeth Junho Giovanini e o Diretor do Departamento de Esportes Wellington Balestra.
Funcionários das escolas e Secretaria de Educação, funcionários de diversos setores da saúde do município além de vários profissionais médicos como o Dr. Celso Ayres, seu filho Dr. Antônio Celso, além do gerente da agência local do Banco do Brasil.
A cerimônia de inauguração iniciou com considerações e uma bênção ministrada pelo Padre Luzair Coelho e Abreu. Logo após foi executado o Hino Nacional Brasileiro, se dando assim a abertura da inauguração. O filho do Dr. Joaquim Maciel Didier, o Sr. Fausto Didier, foi homenageado através de uma placa que recebeu das mãos do prefeito Dito Cunha.
Para o prefeito Dito Cunha, o projeto inaugurado ira ajudar a atender à população com mais agilidade e qualidade. Dito explicou que o projeto de reforma e ampliação só foi possível através de uma emenda do Deputado Federal Odair Cunha em conjunto com recursos próprios da Prefeitura. Segundo o prefeito na obra foram investidos R$ 400 mil em construção e equipamentos.
Na ocasião o prefeito anunciou que em breve se dará início à construção de uma policlínica especializada no tratamento à mulher. Dito lamentou que a situação da saúde a nível nacional não esteja tão boa, e acaba por vezes prejudicando a melhoria da saúde no município devido a esses empecilhos, mas comemorou e elogiou a atenção básica de saúde odontológica que é feita totalmente pelo município. Em suas palavras Dito também elogiou ao dentista Augusto César Raimundo, o “Guto”, pela sua garra na luta da implantação do centro de saúde odontológica.
Em suas considerações, o vice-prefeito José Eduardo considerou o dia muito importante pelo fato da inauguração de um centro de saúde, que em suas palavras, “não deixa nada a desejar” Zé Eduardo comparou a saúde a nível nacional, agradecendo o fato de a cidade não possuir um conturbado sistema de saúde como em outras cidade e estados, e comemorou o fato de a cidade possuir bons centros de saúde pública. “Esta é uma obra que o povo requisitou e tudo aquilo que é reivindicação do povo não é absurdo, mas necessidade, e eis aqui mais uma obra que é do povo”, lembrou o vice-prefeito.

O Presidente da Câmara Municipal Antony Barouch agradeceu à parceria com entre a Câmara de Vereadores e a prefeitura:“É uma união que tem dado certo, e nosso objetivo é sempre levar o bem estar social a todos, principalmente através de uma saúde de primeira qualidade”. Antony pediu aos profissionais que façam do lugar um local de carinho e atenção à população a fim de somar com o governo grandes resultados.
Olivia em seu discurso  relembrou a figura do avô, um homem íntegro e humilde
A filha do Dr. Didier, Maria Isabel Meireles Didier fez suas considerações através da filha Olívia, onde falou sobre o pai e suas virtudes. No discurso ela relembrou a figura do pai, um homem íntegro e humilde, que“para atender não tinha hora marcada, pois para ficar doente também não tem hora” e também não visava o lucro, mas amor ao próximo. Ela elogiou a iniciativa da reforma do centro de saúde e agradeceu a oportunidade de perpetuar o nome do pai através da obra.
Dr. Akira Yamaguchi também fez uso da palavra e enalteceu a iniciativa do prefeito Dito Cunha.
O ex-prefeito Dr. Akira Yamaguchi também fez uso da palavra e enalteceu a iniciativa de o prefeito Dito Cunha ter dado continuidade a este projeto iniciado em sua gestão. Dr. Akira lembrou que uma das principais barreiras para a construção da nova sede era a falta de regularização, processo pelo qual o governo da época lutou pois o terreno não tinha dono. Logo então foi realizada a emancipação do terreno. Dr. Akira parabenizou a todos os envolvidos na obra e cumprimentou a família do homenageado, Dr. Didier.
O Deputado Federal Odair Cunha foi convidado para o evento mas não pôde estar presente na inauguração. Ele se manifestou através de uma carta enviada ao prefeito que foi lida aos presentes pelo Secretário José Ibrahim Nogueira. Na carta do deputado parabenizou a iniciativa “de um governo que tem como compromisso o desenvolvimento, crescimento e progresso da cidade”. Odair Cunha também lamentou não poder estar ao evento, devido aos diversos compromissos desempenhados na Câmara de Deputados.
Após as considerações das autoridades, se deu o descerramento das placas inaugurais, realizado pelo prefeito Dito Cunha, o vice Zé Eduardo, o presidente da Câmara Antony Barouch e o filho do Dr. Didier, Fausto Meireles Didier. Houve uma queima de fogos em homenagem à comemoração, e logo após a população foi convidada a conhecer o interior do prédio.
Para Maria Isabel Meirelles: "É uma honra uma cidade do porte de São Gonçalo ter uma obra como esta".
Maria Isabel Meireles Didier Machado, filha do Dr. Didier elogiou muito a obra. Dentro do prédio ela falou à nossa equipe: “É uma honra uma cidade do porte de São Gonçalo ter uma obra como esta e estou muito orgulhosa por estar aqui nesta homenagem ao meu pai”, disse.
Ely Raimundo ficou surpreso com a mudança do local:“Tudo muito bonito, muito arrumado. Superou minhas expectativas, achei que não ia ficar tão lindo e bem estruturado assim”, declarou.
A diretora da Escola Municipal Marciano Ferraz Silvana Claudino disse que é o posto uma obra muito importante para a população sãogonçalense e parabenizou a qualidade do local “Aqui é um lugar limpo e muito bem organizado. Parece aos centros de tratamento particular”, comentou.
Augusto César  Raimundo, declarou que foi muito difícil a concretização do novo centro odontológico.
O dentista Augusto César Raimundo, que trabalha na saúde do município declarou que foi algo difícil a concretização do novo centro odontológico. Ele disse que chegou a ir muitas vezes à Brasília em luta do objetivo e agradeceu ao Prefeito “pela liberdade que ele nos deu na hora de planejar e comprar todo este equipamento de primeira linha que temos aqui, que muitos consultórios particulares não têm igual”, declarou.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Câmara realiza a entrega de títulos de cidadão sãogonçalense


Os homenageados contribuíram para o progresso de São Gonçalo do Sapucaí.
José Menestrer conhecido como "Zé Guarulhos" ao lado do presidente da câmara Antony Barouch e vereadores

Na reunião de Câmara desta terça-feira, 24, os vereadores concederam o título de cidadão honorário sãogonçalense aos contemplados que não puderam comparecer à cerimônia  ocorrida no final de 2011.
Os agraciados com o título receberam da mão dos vereadores as placas com o símbolo da cidadania concedida. Na reunião receberam os títulos três moradores que se radicaram em São Gonçalo do Sapucaí, contribuindo sistematicamente com o crescimento social, econômico e cultural do município. Na ocasião o Presidente da Câmara Antony Barouch agradeceu às pessoas que compareceram à cerimônia e cumprimentou os homenageados.
Luiz Hervaz Lobato, produtor rural do Distrito dos Ferreiras durante a homenagem prestada na câmara de vereadores.

Receberam o título de cidadão sãogonçalense o proprietário-diretor da rádio Minas FM José Alves Menestrer, conhecido como “Zé Guarulho”, o promissor produtor rural no distrito de Ferreiras Sr. Luiz Hervaz Lobato, e Vicente de Paula Freitas, o “Vicente da Caixa”, que reside em São Gonçalo há mais de 35 anos.Vicente se emocionou ao receber o título de cidadão sãogonçalense, e quando questionado se iria algum dia retornar à sua terra natal ele prontamente respondeu: “Aqui agora é minha terra, e daqui não saio nunca mais”.
Vicente de Freitas "Vicente da Caixa" recebendo placa simbólica do título de cidadão honorário.

Periodicamente a Câmara Municipal de São Gonçalo do Sapucaí busca realizar homenagens como estas, uma maneira de reconhecer os talentos e também de agradecer àqueles que deixaram suas cidades de origem para adotar São Gonçalo do Sapucaí como terra mãe, e a transformado, por meio de esforço, dedicação e trabalho.

terça-feira, 17 de abril de 2012

São Gonçalo comemora o Dia da Saúde com a passeata "Bom Dia São Gonçalo"



No dia 14 de abril de 2012, foi realizado em São Gonçalo do Sapucaí a trerceira passeata  "Bom dia São Gonçalo” para comemorar o dia Mundial da Saúde.
O evento contou com a participação dos projetos Hiperdia Feliz Idade, Projovem , Curso Pedagogia da Uniararas, Agentes Epidemiológicos, CRAS, CREAS  e autoridades secretário de Assistência Social,Elerson Magalhães Pelegrine, professor do programa Feliz Idade,  Givanildo Azevedo.

A passeata teve saiu de frente ao CRAS próximo ao Paredão, passando pelo Largo do Rosário, Praça do Banco do Brasil, Hospital e até a Praça de Esporte Dr. Júlio Meirelles, onde foi realizado sorteios de prêmios aos participantes.
E como o lema do evento foi “Saúde ao que Interessa, o resto não tem Pressa” ao final o professor Givanildo, proporcionou uma aula de Aeróbica aos participantes. 



sexta-feira, 13 de abril de 2012

São Gonçalo do Sapucaí terá 50 casas construídas pelo Programa "Minha Casa Minha Vida"


O município de São Gonçalo ganha 50 casas populares pelo programa "Minha Casa Minha Vida"

Na viagem para Brasília para participar da cerimônia de Anúncio do Resultado da Seleção de Propostas do “Minha Casa Minha Vida”, em que esteve presente o prefeito Benedito Álvaro Cunha, juntamente com o vice-prefeito José Eduardo e o presidente da Câmara Antony Barouch, foi assinado um convênio para a construção de 50 casas para o município de São Gonçalo do Sapucaí, Sul de Minas.

O programa Minha Casa, Minha Vida vai ofertar linhas de financiamentos que vão variar de acordo com a faixa salarial de cada família. O presidente da Câmara Antony Barouch e o Prefeito Dito Cunha, confirmaram o benefício para o município já na nova fase, e o investimento é de R$ 1 milhão e 250 mil para as construções. A solenidade de entrega aconteceu no dia 12 de abril, no Salão Ballroom do Royal Tulip Hotel Brasília Alvorada, com a presença da Presidenta Dilma Rousseff.


Segundo Dito Cunha as famílias que serão atendidas pelo programa podem ter uma renda mensal de até três salários mínimos, conforme está publicada na portaria no Diário Oficial da União. As casas serão construídas no bairro Nova Era. “ Esta é mais uma conquista para os sãogonçalenses, mais 50 moradias que vão abrigar os sonhos de muitas pessoas que ganham salário minimo. Teremos também mais empregos, pois o Governo Federal está concedendo até R$ 25 mil para cada unidade habitacional”, informou. O presidente Antony Barouch declarou que é muito importante contemplar momentos como este. “O melhor de tudo isso, é que quem sai ganhando é a população, pois passará a ter moradia digna. Parabéns ao governo federal que só em Minas Gerais vai construir quase 8.000 casas”, disse entusiasmado.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Inauguração da Praça de Esportes “Dr. Júlio Meireles” reúne cerca de 1500 pessoas em São Gonçalo


"Vereadora Creuza e Dilzon Melo"
Neste sábado, 07 de abril, deu início a inauguração da Quadra de Esporte “Dr. Júlio Meireles” de São Gonçalo do Sapucaí, Sul de Minas. A abertura teve a apresentação do hino nacional e em seguida foi prestada homenagens aos principais responsáveis pela realização de um sonho de saogonçalenses que viveram momentos inesquecíveis no local.O evento contou com a presença do prefeito Benedito Álvaro Cunha, mais conhecido como “Dito Cunha”, vice prefeito José Eduardo Borges, o presidente da Câmara Municipal Antony Barouch, o presidente da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), João Roberto Puliti, o deputado Federal Dilzon Melo, os padres Luzair Coelho de Abreu e Silvane Vitor Elias, entre outros . Após as homenagens, teve show com o grupo de pagode “Moleques da Pegada”, lazer para as crianças com brinquedos infláveis, esportes, etc. As atrações foram até às 18hs.
A reforma da Quadra de Esporte “Dr. Júlio Meireles” iniciou-se em 2007. Segundo o presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo do Sapucaí, Antony Barouch, foi feita uma meta para o término das obras, mas com a dependência das empreiteiras, nem sempre é possível terminar no tempo desejado. Contudo, ele expressa a alegria de contemplar e saber que a Câmara Municipal teve participação em mais uma realização, que é tão importante para a sociedade. “É maravilhoso ver este projeto ser praticamente ressuscitado, saber que as pessoas que sonharam com este dia, agora podem desfrutar da realidade”.
Foram investidos na reforma da Praça de Esporte “Dr. Júlio Meireles”, uma média de um milhão de reais, sendo 35% da administração pública do município, e 65% de investimento do deputado federal saogonçalense Dilzon Melo. Para o deputado, retomar o cartão de visita de São Gonçalo do Sapucaí, só foi possível porque houve parceria e união. “Ninguém faz nada sozinho, quando o prefeito Dito Cunha falou comigo à respeito desse projeto, não foi fácil visualizar o que contemplo aqui. Mas batalhamos juntos no mesmo propósito e com o empenho da Administração Municipal, que inclusive está de parabéns, conseguimos resgatar o cartão de visita da cidade que há muito tempo estava expelido. É maravilhosa a ideia de que a população saogonçalense tem um local público para usufruir, independente de classe social”, exclama.
"Empresário Sergio Meirelles (ao lado do Deputado Dilzon Melo) é homenageado em nome de Júlio Meirelles "
Júlio Meirelles foi o doador do terreno e por esta razão, a Praça de Esportes recebeu o seu nome. Em homenagem póstuma, Sérgio Meirelles de oitenta anos recebeu das mãos do prefeito Dito Cunha uma placa com o reconhecimento do exemplo de vida e dedicação de Júlio Meirelles ao município de São Gonçalo do Sapucaí. Em seu discurso, o prefeito Dito Cunha agradeceu a família Meirelles pelo total apoio. Emocionado, Sérgio Meirelles disse ter renascido com a inauguração de um espaço de lazer que na época era o único da cidade. “Eu nadava e brincava muito aqui, estou muito satisfeito com tudo isso, de relembrar a minha infância”.
" Seu Chico da Piscina sendo homenageado"



O aposentado Francisco Eugênio de Souza, mais conhecido como “Seu Chico da Piscina” de 76 anos, trabalhou cerca de 30 anos na quadra, ele também foi homenageado e recebeu das mãos do presidente da Câmara Municipal Antony Barouch, uma placa de agradecimento por tantos anos de zelo e dedicação do local. ”Este lugar é uma das melhores coisas que tem na cidade”, comenta Chico.
A moradora Isabel Cristina Nogueira comenta que aos 14 anos de idade passeava e paquerava na Praça de Esportes, porque as atividades eram muito atraentes. “Eu já tinha até perdido a esperança de ver essa paisagem novamente. Estou muito feliz, agora os visitantes de São Gonçalo do Sapucaí terão um lugar para passear”, finaliza sorrindo a moradora.
O evento foi encerrado com a oficialização da placa da Praça de Esporte “Dr Júlio Meirelles”, fogos de artifícios e com o lançamento de 7 mil peixes no lago.
"Padre Luzair Coelho de Abreu e Padre Silvane Vitor Elias abençoam a Praça de Esporte"


quinta-feira, 5 de abril de 2012

Crianças do Minas Olímpica recebem ovos de páscoa


No último dia 02 a Prefeitura Municipal, entregou ovos de Páscoa aos alunos que participam do projeto Minas Olímpica. O Programa do governo de Minas Gerais atende neste ano crianças e adolescentes, atingindo a faixa etária de 7 a 14 anos de idade, com sua ênfase totalmente voltada para o esporte, garante o diretor do projeto no Município, Patrick Azevedo. 

De acordo com ele, o programa é mantido pelo governo do Estado e abrange cerca de 100 crianças e adolescentes, e com o subsídio da Prefeitura através da Câmara Municipal e de empresários locais o Minas Olímpica chega a alcançar até 150 crianças e jovens. 


Para o coordenador do projeto é muito satisfatório poder trabalhar com as crianças, muitas delas de famílias com recursos limitados, e a distribuição dos ovos é para ele muito gratificantes: “Muitos não têm condições de comprarem os ovos, por serem de famílias bem humildes, então é muito bom ver a alegria nos olhos delas ao receber estes ovos”, disse. 

Ele ainda diz que a cada dia que passa o trabalho que desempenha junto às crianças se torna mais gratificantes, e o se sente realizado com os monitores do programa, Bruno e Daniel: “sem eles eu não seria ninguém, o programa não daria certo. Agradeço muito também à Prefeitura e a Câmara Municipal”, conclui.